Chapada dos Veadeiros – Cataratas dos Couros

Brasil - Goias - Chapada dos Veadeiros - Cataratas dos Couros - Primeira Queda

A trilha às Cataratas dos Couros, um conjunto de quedas do Rio dos Couros, tem dificuldade de baixa a moderada e distância de aproximadamente 2 km, podendo ser percorrida entre 2 a 3 horas (ida e volta).


4º dia: Cataratas dos Couros

Mais um dia na Chapada dos Veadeiros. Durante o delicioso café da manhã ficamos observando o voo dos tucanos que por ali transitavam. Andando pelo quintal da pousada percebemos que eles tinham um lindo pomar. A partir deste dia este pomar passou a fornecer algumas frutas para o nosso lanche de trilha. Saímos da pousada e meia hora depois paramos para admirar um bando de emas correndo pela vegetação.

Brasil - Goias - Chapada dos Veadeiros - Emas
Chapada dos Veadeiros – Emas

Mais adiante paramos numa pequena estrada para que o Beto nos mostrasse uma simbiose, que é uma relação mutuamente vantajosa entre dois ou mais organismos vivos de espécies diferentes, no caso dois tipos de árvores, uma palmeira e uma gameleira. No caminho até o nosso destino de hoje, percebemos muito animais, principalmente aves como araras e siriemas, e uma rica vegetação. Como tinha chovido muito no dia anterior, a estrada estava precária e por isso o Beto pilotou o nosso carro para que não tivéssemos surpresas desagradáveis.

Brasil - Goias - Chapada dos Veadeiros - Simbiose
Chapada dos Veadeiros – Simbiose

Cataratas dos Couros

Chegamos ao nosso destino do dia: Cataratas dos Couros. Esta belíssima catarata é uma sequência de 4 quedas no Rio dos Couros e para percorrê-la precisamos descer por um trilha ladeando o curso do rio. Primeiro começa com uma trilha fácil, de aproximadamente 800 metros, que leva à Cachoeira da Muralha (20 metros), com bom poço para banho.

Brasil - Goias - Chapada dos Veadeiros - Cataratas dos Couros - Primeira Queda
Cataratas dos Couros – Primeira Queda

Saindo da primeira queda, são mais 900 metros de caminhada ao longo do rio, que tem ótimos pontos para banho, até a queda batizada de Almécegas 1000 (50 metros).

Brasil - Goias - Chapada dos Veadeiros - Cataratas dos Couros - Segunda Queda
Cataratas dos Couros – Segunda Queda

Outra trilha de 400 metros, bem íngreme, leva às outras cachoeiras com boas duchas e pontos de banho; e onde bate sol o dia todo. A trilha é acidentada, cheia de insetos e bichos, mas o contato com a natureza fez valer cada minuto de caminhada. A grandiosidade destas cataratas é de tirar o fôlego. Infelizmente não conseguimos mergulhar devido ao intenso volume d’água.

Brasil - Goias - Chapada dos Veadeiros - Cataratas dos Couros - Trilha
Cataratas dos Couros – Trilha
Brasil - Goias - Chapada dos Veadeiros - Cataratas dos Couros - Terceira Queda
Cataratas dos Couros – Terceira Queda
Brasil - Goias - Chapada dos Veadeiros - Cataratas dos Couros - Quarta Queda
Cataratas dos Couros – Quarta Queda

Veja também:


Dicas e informações

Informações

  • Cataratas dos Couros
    Distância/duração: aproximadamente 2 km, entre 2 a 3 horas (ida e volta)
    Dificuldade: baixa a moderada
    Ingresso: não há.
  • Cataratas dos Couros é um conjunto de quedas do Rio dos Couros, onde é obrigatório contratar guia e recomendável veículo 4×4.

Links úteis

Deixe uma resposta