Riviera Maia – Xel-Há e Tulum – Cancún

Mexico - Riviera Maia - Tulum

Sítio Arqueológico de Tulum é uma antiga cidade maia amuralhada que é banhada pelo mar do Caribe e tem diversas ruínas maias bem preservadas. Xel-Há é um parque ecológico caracterizado pelos cenotes, grutas e lagos que alimentam o mar se misturando com as águas frescas de nascente que refletem os azuis do céu.


4º dia: Parque Ecológico Xel-Há e Sítio Arquelógico de Tulum (Riviera Maia)

Chegamos por volta das 10:00hs e partimos direto para a Enseada de Xel-Há onde ficamos fazendo snorkel por umas 2:30hs entre centenas de peixes tropicais e mais de 90 espécies marinhas que habitam o local. Lembro que próximo à uma pequena ponte fui cercado por um cardume gigante de xaréus e confesso ter ficado um pouco tenso com a situação. Saindo dali, fomos ver a apresentação de golfinhos que foi bem mais legal que a de Xcaret. A cor do mar de Xel-Há realmente impressiona, pela intensidade do forte azul-turquesa.

Mexico - Riviera Maia - Xel-Ha
Riviera Maia – Xel-Há
Mexico - Riviera Maia - Xel-Ha
Riviera Maia – Xel-Há

Saindo de Xel-Há fomos visitar o Sítio Arqueológico de Tulum, uma antiga cidade amuralhada maia, que como Xcaret está situada na Riviera Maia. Tulum é banhada pelo mar do Caribe e tem diversas ruínas maias bem preservadas. A complexidade das edificações é menor e menos impressionante do que em outras ruínas maias como as de Chichén Itzá, mas sua localização perto das falésias do litoral a torna uma das ruínas mais cênicas de Península de Yucatán.

Mexico - Riviera Maia - Tulum
Riviera Maia – Tulum
Mexico - Riviera Maia - Tulum
Riviera Maia – Tulum

À noite, saímos para caminhar até o centro, admirando a grandiosidade da rede hoteleira do local. Chegando lá, demos uma volta no Centro de Entretenimento e, quando a fome apertou, decidimos jantar no Carlos’n Charlie’s. O jantar neste restaurante foi bem interessante pois os garçons brincavam a todo o tempo com a gente, colocando chapéu de mexicano ou nos fazendo comer alguma comida exótica. Não esquecendo do mais importante: a comida era excelente !!!

Mexico - Cancun
Cancún
Mexico - Cancun - Carlosn Charlies
Carlos’n Charlie’s

Veja também:


Dicas e informações

Serviços

  • O passeio para Xel-Há estava incluído no pacote.
  • Tulum
    Ingresso: 45 pesos mexicanos (valor de março/2007)

Informações

  • Não deixe de fazer um mergulho em qualquer lugar do mar do Caribe.
  • Xel-Há não tem tantas atrações como Xcaret, mas para mergulho é bem melhor.

Links úteis

Deixe uma resposta