Quebrada del Diablo e Tour Astronômico – Atacama

Chile - Atacama - Passeio de bicicleta ate a Quebrada del Diablo

Para este dia decidimos conhecer a cidade e lugares mais próximos de San Pedro de Atacama. Alugamos duas bicicletas e fomos até a Quebrada del Diablo e depois, à noite, fizemos um Tour Astronômico para admirarmos o céu do Atacama.


5º dia: Passeio de bicicleta até a Quebrada del Diablo e Tour Astronômico

Resolvemos que deixaríamos este dia livre para conhecermos a cidade e lugares mais próximos de San Pedro de Atacama. Tínhamos visto que perto da praça existia uma loja de aluguel de bicicletas e foi o que fizemos. Alugamos duas bicicletas para andar pela cidade, mas o cara da loja nos deu um mapa que ensinava como ir até a Quebrada del Diablo, que fica aproximadamente 9 km de San Pedro de Atacama. Antes de pegarmos a estrada, ele reforçou para que não saíssemos deste caminho pois poderíamos nos perder já que tudo é muito parecido no deserto. O caminho é bem interessante e não tão fácil assim, pois é uma leve subida, debaixo de um sol escaldante, em certa parte o terreno fica um pouco fofo e tem que cruzar alguns riachos até chegarmos lá.

Chile - Atacama - Passeio de bicicleta ate a Quebrada del Diablo
Passeio de bicicleta até a Quebrada del Diablo

Quebrada del Diablo

Chegando lá, o esforço é recompensado. Atravessamos o último riacho e a trilha seguia por dentro de formações montanhosas que formam labirintos e pequenas cavernas que com a luz do sol ficam avermelhados. Por duas vezes tivemos que erguer as bicicletas sobre as cabeças para continuar na trilha. Fomos até o final, tiramos algumas fotos e retornamos à entrada do labirinto. Ali procuramos uma sombra para descansar, nos refrescamos no riacho e depois retornamos para San Pedro de Atacama. Saímos de San Pedro de Atacama próximo das 10:00am e retornamos às 15:00pm. Para quem gosta, achamos que vale muito a pena fazer esse passeio pois é contato total com o ambiente e a paisagem do Deserto do Atacama.

Chile - Atacama - Quebrada del Diablo
Quebrada del Diablo
Chile - Atacama - Quebrada del Diablo
Quebrada del Diablo

Ao retornarmos para San Pedro de Atacama e ficamos na praça descansando debaixo de uma enorme sombra. Compramos o primeiro sorvete, o segundo, e foi aí que decidimos almoçar somente sorvete, foram uns três ou quatro. Depois fomos caminhar pela Calle Caracoles, a rua principal, e aproveitamos para fazer algumas compras. Em seguida, voltamos para o hotel pois tínhamos reservado um passeio para altas horas da madrugada.

Tour Astronômico

Quando chegamos à San Pedro de Atacama, sabíamos que existiam alguns observatórios na região e que gostaríamos de visitar. Chegando lá, encontramos apenas uma agência que fazia alguma coisa parecida e não pensamos duas vezes em contratar. O passeio se chama Tour Astronômico ou Tour de las Estrellas ou Observatório de Cielo, onde podíamos escolher o idioma e escolhemos o espanhol. A agência Space orientou que o ônibus sairia às 23:00pm da interseção da Calle Caracoles com a Calle Domingo Attienza. Na hora marcada estávamos lá e partimos para o passeio. Aproximadamente 7 km depois, avistamos uma pequena luz de uma casa no meio do nada. Nesta casa moram um casal responsável pelas apresentações, uma chilena e um francês.

Tour Astronômico – Observação e Palestra

Este passeio resume-se em duas palestras:  uma para conhecimento e observação do céu, onde vimos a Via Láctea, constelações, nebulosas, estrelas, galáxias, etc., que é dada pela chilena. Achei fascinante ela falando e apontando para o céu com um laser e mostrando as constelações (naquela época do ano estavam visíveis de Touro a Sagitário), as nebulosas e estrelas mais famosas, inclusive ela fez uma observação de que o céu dali era igual ao do Rio de Janeiro, pois as duas cidades tem a “mesma” latitude.

Na outra palestra começamos pela observação do céu  nos 9 telescópios dispostos no local, em que o francês, em certo momento, pegava nossas câmeras e acoplava aos telescópios para tirarmos fotos, e numa dessas consegui registrar Saturno. Em seguida, entramos na casa onde ele fez uma palestra sobre física quântica e criação das estrelas, e que é acompanhada de um delicioso chocolate quente para aquecer, pois naquele hora a temperatura estava abaixo de zero. Um passeio fascinante e inesquecível !!!

Chile - Atacama - Tour Astronomico
Tour Astronômico
Chile - Atacama - Tour Astronomico
Tour Astronômico

Veja também:


Dicas e informações

Serviços

  • Quebrada del Diablo – Preço: 3.000 pesos chilenos (aluguel de bicicleta por pessoa)
  • Tour Astronômico – Agência: Space – Preço: 15.000 pesos chilenos (por pessoa)
  • Os valores acima são de março/2011.

Links úteis

Deixe uma resposta