Machu Pichu – de Huayna Picchu até Intipunku

Peru - Machu Picchu - Huayna Picchu

Pernoitamos em Águas Calientes para irmos à Machu Picchu bem cedo. Chegando lá, percorremos praticamente todo o sítio arqueológico, desde a subida à Huayna Picchu até Intipunku, também conhecido como Portal do Sol.


2º dia: Machu Picchu – de Huayna Picchu até Intipunku

Acordamos bem cedo, às 6:00 hs, e fomos direto comprar os tickets do ônibus e da entrada do Santuário. A vantagem de se ficar mais um dia em Águas Calientes é a de você chegar lá e caminhar praticamente sozinho entre lhamas e alpacas, escutar o som dos pássaros e tirar fotos de todos os ângulos sem que nenhum japonês entre na sua frente.

Subida à Huayna Picchu

Chegamos lá por volta das 8:00 horas. Como já sabíamos que a trilha para Huayna Picchu, ou Waynapicchu, era restrita à 120 pessoas, seguimos direto para a entrada que dá acesso para subir a montanha. Antes de entrar, paramos para meditar diante da Pedra do Puma (Rocha Sagrada). A subida levou aproximadamente 1 hora mas o esforço é recompensador. De lá tivemos uma bela vista do Santuário, do Vale do Rio Urubamba e dos Andes, bem como das edificações ali presentes. Permanecemos ali por um bom tempo explorando e apreciando as belezas do lugar.

Peru - Machu Picchu - Huayna Picchu
Machu Picchu – Huayna Picchu
Peru - Machu Picchu - Huayna Picchu
Machu Picchu – Huayna Picchu

Peru - Machu Picchu
Machu Picchu

Caminhada até Intipunku (Portal do Sol)

Descemos de lá por volta das 13:30 horas. Partimos direto para atravessar o Santuário rumo ao Portal do Sol (Intipunku), que é a entrada do Santuário para quem faz a Trilha Inca. Neste momento dois fatores poderiam fazer com que a gente desistisse: estava um sol escaldante e não tínhamos mais comida nem água. Mesmo assim decidimos ir.

Nunca pensei que passaríamos por tanta dificuldade. A sede nos fez beber água de um cano de borracha que passava na mata ao lado da trilha, e não sei como não passamos mal. O cansaço fez a Bete desistir no meio do caminho mas eu fui até o Portal. Era uma questão de honra. Ao chegar lá sentei para respirar por uns 10 minutos para depois sim desfrutar do lugar.

Peru - Machu Picchu - Intipunku (Portal do Sol)
Machu Picchu – Intipunku (Portal do Sol)

Após alguns registros fotográficos retornamos ao Santuário e em seguida à cidade. À noite, fomos num restaurante que tinha um show folclórico bem interessante.

Veja também:


Dicas e informações

Serviços

  • Sítio Arqueológico Machu Picchu
    Ingresso: 118,00 soles / Ônibus: US$ 12,00 por pessoa (valores de agosto/2006)

Informações

  • Em quechua, Machu Picchu signfica montanha velha e Huayna Picchu significa montanha jovem.
  • A famosa imagem de Machu Picchu é composta por 2 montanhas: Machu Picchu (onde tem as principais edificações do Santuário, na frente) e Huayna Picchu (que forma o rosto de uma pessoa, atrás).
  • Além de se ter uma bela vista de Machu Picchu, Huayna Picchu também tem edificações incas e por isso não deixe de subí-la.

Links úteis

Deixe uma resposta