Lago Titicaca – Copacabana – Bolívia

Bolivia - Lago Titicaca - Isla del Sol

Neste dia fizemos um passeio até Copacabana, para conhecer o lado boliviano do Lago Titicaca. Visitamos a Plaza de Copacabana e depois navegamos pelo lago, onde visitamos a Isla de la Luna e a Isla del Sol.

1º dia: Lago Titicaca – Copacabana – Bolívia

Este dia foi reservado para conhecermos Copacabana, no lado boliviano do Lago Titicaca. Saímos de Puno bem cedo e no caminho até a divisa com a Bolívia passamos pelo Pueblo de Juli onde conhecemos a Iglesia de San Pedro. Mais adiante paramos no Pueblo de Pumata onde conhecemos a Iglesia de Santiago.

Peru - Viagem a Bolivia - Iglesia de Santiago
Viagem à Bolívia – Iglesia de Santiago

Percorremos mais uns 40 minutos de estrada e chegamos na fronteira com a Bolívia. Entramos no posto da imigração onde carimbamos nosso passaporte. Neste momento nos despedimos do guia peruano, que nos entregou ao guia boliviano para o restante do passeio. Embarcamos num ônibus muito “suspeito”, cheio de malas em cima e de gringos. Esperamos uns alemães que estavam passando mal por causa da altitude e que acabaram não embarcando.

Peru - Viagem a Bolivia - Divisa Peru e Bolivia
Viagem à Bolívia – Divisa Peru e Bolívia

Seguimos viagem até Copacabana, que é a principal cidade boliviana às margens do Lago Titicaca. Vale citar que neste momento demos sorte: na hora de dividir os guias, perguntaram quem gostaria em inglês ou espanhol. Nós preferimos espanhol e por isso ficamos exclusivos com um guia boliviano, que já tinha morado na Europa. O guia era muito gente boa e nos deu valiosas informações sobre a cidade e o país. Chegando lá fomos direto para a Plaza de Copacabana, onde conhecemos a belíssima Basílica de Nossa Senhora de Copacabana, santa padroeira da Bolívia. Lembro de dois momentos desta visita: quando paramos na porta principal da igreja, toda talhada em madeira e que conta a história do seu povo, e do seu interior, muito rico em ouro e prata.

Bolivia - Copacabana - Plaza de Copacabana
Bolívia – Copacabana – Plaza de Copacabana

Lago Titicaca

Depois de passarmos um tempo dentro da Basílica tirando fotos, partimos para o Lago Titicaca. Pegamos um catamarã que nos levou para conhecer duas ilhas do lado boliviano. Primeiro fomos à Isla de la Luna, um lugar onde as virgens dos Incas moravam e que viveram 3 civilizações: Incas, Tiahuanaco e Chiribas. Depois de caminharmos algum tempo pela na ilha, tirando fotos da Cordilheira Real dos Andes e de um rebanho de ovelhas, retornamos ao catamarã.

Depois fomos conhecer a Isla del Sol, que é uma ilha sagrada para os Incas, dedicada ao Deus Sol, e que tem algumas trilhas e sítios arqueológicos. Para nossa surpresa estava preparado um almoço nesta ilha. Ficamos numa mesa ao ar livre com um visual incrível do Lago Titicaca. Após o almoço caminhamos até uma fonte sagrada e depois retornamos à Copacabana. Ao final do passeio nos deram um diploma de navegação pelo Lago Titicaca. Foi um dia corrido e cansativo mas recompensador.

Bolivia - Lago Titicaca - Isla de la Luna
Bolívia – Lago Titicaca – Isla de la Luna
Bolivia - Lago Titicaca - Cordilheira Real dos Andes - Isla de la Luna
Bolívia – Lago Titicaca – Cordilheira Real dos Andes – Isla de la Luna
Bolivia - Lago Titicaca - Isla del Sol
Bolívia – Lago Titicaca – Isla del Sol

Saída de Copacabana, na Bolívia, para Puno, no Peru.

• Todos os passeios estavam incluídos no pacote.

• As principais cidades às margens do Lago Titicaca são Puno, do lado peruano, e Copacabana, do lado boliviano.
  • O Lago Titicaca foi o berço da civilização Inca. Localizado a 3.811 metros acima do nível do mar, na fronteira entre o Peru e a Bolívia, é o lago navegável mais alto do mundo e abriga 41 ilhas.
  • O guia boliviano nos disse que o nome da Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, é em homenagem à Copacabana boliviana. Esta homenagem foi devido à uma imagem da santa que foi trazida ao Brasil. Ficamos na dúvida mas, após retornar ao Brasil, fomos confirmar. E ele estava correto: existe uma imagem de Nossa Senhora de Copacabana no museu do Forte Copacabana, no Rio de Janeiro.