Foz do Rio São Francisco – Piaçabuçu – Alagoas

Brasil - Alagoas - Foz do Rio Sao Francisco - APA de Piacabucu

Neste passeio, seguimos até Piaçabuçu, de onde saímos em um agradável passeio de barco, navegando até a Foz do Rio São Francisco, o rio da integração nacional, onde assistimos ao magnífico encontro do rio com o mar, bem na divisa dos Estados de Alagoas e Sergipe.


5º dia: Foz do Rio São Francisco

No passeio mais longo que fizemos em Alagoas, fomos para Piaçabuçu com destino à foz do Rio São Francisco. A primeira parada deste passeio foi na praia de Jacarecica do Sul. Chegando em Piaçabuçu, pegamos um barco que nos levou até a Área de Proteção Ambiental de Piaçabuçu. O barco parou no meio do “Velho Chico” para darmos um mergulho refrescante, onde de um lado estava Alagoas e do outro Sergipe. Chegando na APA, caminhamos no meio de coqueiros anões e ficamos observando o encontro das águas do “Velho Chico” com o mar. Neste passeio tivemos a oportunidade de conhecer a força do único rio inteiramente brasileiro. Sentimos toda a grandeza da importância que suas águas tem para o povo do nordeste, sendo uma fonte de vida e riqueza para vários municípios. Ao retornarmos do passeio, visitamos a praça central de Piaçabuçu e a Igreja Matriz.

Brasil - Alagoas - Jacarecica do Sul - Falesias da Praia do Gunga
Jacarecica do Sul – Falésias da Praia do Gunga

 

Brasil - Alagoas - Foz do Rio Sao Francisco
Foz do Rio São Francisco
Brasil - Alagoas - Foz do Rio Sao Francisco - APA de Piacabucu
Foz do Rio São Francisco – APA de Piaçabuçu

Veja também:


Dicas e informações

Serviços

  • Foz do Rio São Francisco
    Preço: R$ 40,00 (valor de agosto/2001)
    No valor acima estava incluso apenas o transporte entre o hotel e Piaçabuçu.
    Contrate este passeio com a TourOn

Informações

  • Não deixe de ir à Foz do Rio São Francisco.
  • Saudades desta viagem vieram à tona ao ver uma cena do filme “Deus é Brasileiro” em que mulheres lavavam suas roupas nas escadas às margens do Rio São Francisco, em Piaçabuçu.
  • Piaçabuçu situa-se entre o Oceano Atlântico e o Rio São Francisco e é conhecida como a “Capital Alagoana das Palmeiras”.
  • O Velho Chico é fonte de vida e riqueza para vários municípios onde percorre. Sua nascente é na Serra da Canastra, no município de São Roque, no estado de Minas Gerais. O percurso do Rio São Francisco corta o estado da Bahia de norte a sul, fornece água para irrigar parte do estado de Pernambuco e luz para iluminar quase todo o nordeste e, por fim, deságua no mar, na divisa entre Sergipe e Alagoas, numa extensão de aproximadamente 3.000 km. (Referência: Wikipédia)

Links úteis

Deixe uma resposta